quinta-feira, 15 de setembro de 2016

COMO PARAR DE TER PESADELOS


O que é Pesadelos?


Sinônimos: sonhos - ruins, sonhos ruins


Pesadelo é um sonho perturbador associado com sentimentos ruins, como ansiedade e/ou medo

Os sonhos e pesadelos acontecem durante o período do sono conhecido como REM, um pouco antes da pessoa acordar.

Pesadelos são comuns e, quando são ocasionais, não há com o que se preocupar. Contudo, se são frequentes e atrapalham a qualidade do sono, é necessário investigar essa situação. O diagnóstico de transtorno de pesadelo é feito quando ele gera problemas contínuos para a realização dos afazeres diurnos ou graves desconfortos.

Os pesadelos começam quando a criança tem de três a seis anos e tendem a diminuir depois dos dez anos. Contudo, adolescentes e adultos podem ter pesadelos ao longo da vida.

Causas


São diversas as causas dos pesadelos, tanto em adultos quanto em crianças. Contudo, os sonhos ruins só serão diagnosticados como uma espécie de transtorno se causarem problemas para a pessoa, ou caso ela não consiga descansar por causa deles.

distúrbios do sono

Dentre os fatores que podem ocasionar os pesadelos estão:

Estresse

Quando a pessoa está estressada por causa dos eventos do dia a dia, ou passou por eventos estressantes, como a morte de um amigo ou família, isso pode desencadear pesadelos relacionados ou não com o assunto.

Ansiedade

Grandes eventos ou fatores que deixem a pessoa ansiosa, como casamento, nascimento de um filho, uma prova importante, entre outros, podem causar ansiedade que desencadeia pesadelos.

Eventos traumáticos

É muito comum que após acidentes, ou outros eventos traumáticos, como presenciar um crime, a pessoa tenha pesadelos com o ocorrido. Neste caso, o pesadelo pode estar ligado com Transtorno de estresse pós traumático (TEPT).
Privação de sono

Quando a pessoa passa por momentos de mudança que causam um sono irregular, interrupção ou redução da quantidade de horas dormidas, os pesadelos tendem a acontecer mais frequentemente.

Medicamentos

Certas medicações, incluindo antidepressivos, remédios para pressão ou os usados para tratar a doença de Parkinson ou para controlar compulsões, aumentam a probabilidade da pessoa ter pesadelos.

Histórias assustadoras

Quando a pessoa é exposta a livros, filmes, ou até mesmo rodas de conversa sobre assuntos assustadores, especialmente antes de dormir, o assunto pode ficar em sua mente e gerar pesadelos na hora do sono.

Abuso de substâncias

Uso de álcool e drogas ilegais, especialmente com efeitos alucinógenos, podem despertar os sonhos ruins. As vezes, mesmo com a pessoa acordada, ela pode experimentar os mesmos sintomas de ansiedade extrema e medo causados pelos pesadelos. Ela também pode perder a noção do que é real e do que está imaginando, aumentando essas sensações.

Condições de saúde física ou mental

Certas condições de saúde, como distúrbios do sono, ou problemas mentais também estão associados com o aumento da probabilidade de ter pesadelos.

diagnóstico e exames

Buscando ajuda médica


Pesadelos ocasionais não são motivo de preocupação, mas caso eles estejam ligados a outras condições de saúde pré-existentes ou sejam contínuos, impossibilitando o descanso ou atrapalhando nos afazeres diurnos, procure auxílio médico.


Prevenção


Não há uma forma efetiva de controlar os pesadelos, mas algumas atitudes podem ser tomadas como prevenção:
Se a pessoa (criança ou adulto) se impressiona mais facilmente, ela não deve ter contato com histórias assustadoras antes de dormir
Diminuir a quantidade de cafeína ingerida durante o final da tarde e noite
Fazer atividades físicas, pois durante o exercício físico são liberadas endorfinas que contribuem com o sono
Não usar grandes quantidades de álcool
Não usar drogas ilegais, principalmente as com efeitos alucinógenos.


existem casos em que pessoas sob efeito de maconha tem sonhos mais prazerosos por causa do efeito relaxante e anestesico do Thc e Cbd sob os músculos e nervos.

Caso o paciente tenha passado por eventos traumáticos e os pesadelos surgiram depois disso, procurar a ajuda de um psicólogo ou fazer seções de terapia podem ajudar com o problema dos pesadelos, não importa se faz pouco ou muito tempo que o fato ocorreu. É uma forma de tratamento que vale ser testada para aumentar a qualidade de sono e, por consequência, de vida do paciente.

fontes e referências

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Mayo Clinic




          COMO PARAR DE TER PESADELOS


3 Partes : Entendendo os pesadelos, prevenindo pesadelos e incentivando sonhos bons

Os pesadelos podem ser extremamente desagradáveis, causando medo e ansiedade e afetando a qualidade do seu sono. Isso pode levar a um corpo cansado e deixar você mentalmente estressado. Porém, é importante a causa dos seus pesadelos antes que você possa tratá-los. Comece com o Passo 1 abaixo para entender a fonte dos seus pesadelos e tomar medidas para prevenir que eles aconteçam novamente.


Parte 1 de 3: Entendendo os Pesadelos



1
Saiba que é relativamente normal ter pesadelos enquanto adulto. Muitas pessoas associam os pesadelos com as crianças, acreditando que sejam algo que desaparece depois de você crescer. Entretanto, não é incomum que os adultos e adolescentes vivenciem pesadelos também.
Na verdade, 1 em cada 2 adultos terá pesadelos de vez em quando, enquanto 2% a 8% da população adulta sofre de pesadelos crônicos ou recorrentes.[1]
Os pesadelos são caracterizados por imagens nitidamente reais, pensamentos e emoções que fazem com que seu coração bata mais rápido e às vezes até com mais força para que você possa acordar. Às vezes os detalhes do pesadelo ficarão na sua cabeça e as imagens terríveis e perturbadoras podem ser difíceis de apagar.


Como resultado, os pesadelos afetam a qualidade do seu sono, levando a exaustão física e a ansiedade e estresse mentais. Se o seu sono está sendo interrompido por pesadelos, isso pode acarretar problemas em outras áreas da sua vida e até mesmo causar problemas de saúde a longo prazo. Portanto, é importante entender a fonte geradora dos seus pesadelos e tomar providências para evitá-la.


2
Entenda a diferença entre pesadelos e terrores noturnos. Os pesadelos e os terrores noturnos são dois tipos diferentes de distúrbios do sono e são às vezes confundidos.
Pesadelos costumam ocorrer durante o estágio REM do sono, então você normalmente irá vivenciá-los durante as primeiras horas da manhã. Eles são vivenciados em formas de sonhos assustadores, ou perturbadores que parecem reais enquanto acontecem. O conteúdo dos sonhos varia de pessoa para pessoa, embora os adultos costumem relatar pesadelos em que são perseguidos, ou estão caindo das alturas. Pessoas que sofreram um evento traumático costumam revivê-lo em seus pesadelos.
Terrores noturnos costumam ocorrer durante os estágios mais profundos do sono e por isso costumam acontecer nas primeiras horas após você dormir. Eles são sentidos como uma intensa sensação de medo, que não é acompanhada de sonhos, ou imagens. Eles geralmente são acompanhados de movimento (se debater na cama, ou sentar-se subitamente) o que pode fazer a pessoa acordar. Geralmente a pessoa não lembra ao acordar porque estava tão assustada.[2]


3
Entenda que os pesadelos podem ser o sintoma de um problema maior.Embora os pesadelos em adultos aconteçam espontaneamente e sem nenhuma causa oculta, às vezes eles são o resultado de problemas psicológicos como ansiedade, depressão ou Transtorno de Estress Pós-Traumático (TEPT).


Isso é particularmente possível se a pessoa que sofre de pesadelos vivenciou um evento traumático, ou que mudou sua vida completamente, como a perda de um ente querido, mudar ou perder o emprego, ter um bebê, passar por uma cirurgia, ou sofrer um acidente.
Às vezes, os pesadelos são sintomas de outro distúrbio do sono, como apnéia do sono ou um sintoma da síndrome da perna inquieta. Outras vezes, a pessoa tem apenas uma predisposição genética a ter pesadelos, segundo pesquisa que indica que a probabilidade de ter pesadelos é algo genético.[1]



Parte 2 de 3: Prevenindo Pesadelos


1
Trate quaisquer distúrbios subjacentes. Se seus pesadelos forem resultados de um problema como a apnéia do sono ou a síndrome da perna inquieta, ser tratado dessas doenças pode ajudar a reduzir os pesadelos.
Se seus pesadelos forem relacionados a ansiedade, depressão TEPT, certas formas de terapia ou medicações podem ajudar a aliviar estes problemas e diminuir os pesadelos.
Em particular, uma droga chamada prazosina é muitas vezes prescrita para pacientes com TEPT, ansiedade e transtornos de pãnico, e pode aliviar os pesadelos.
É importante que você fale com seu médico para descobrir a melhor opção de tratamento para você.

2

Evite comer antes de dormir. Comer antes de dormir pode causar pesadelos, já que a comida acelera o seu metabolismo e manda sinais para o seu cérebro para que ele fique mais ativo. Portanto, é uma boa ideia evitar comer algo antes de dormir, especialmente coisas ricas em açúcar. [3]
3
Reduza o estresse. Ele pode contribuir para que você tenha pesadelos, então tire um tempo para relaxar durante o dia e tente ir para a cama com a mente calma e relaxada.
A Yoga e a meditação são boas atividades para aliviar o estresse e limpar a mente. Considere fazer uma aula, ou simplesmente pratique por alguns minutos todos os dias no conforto do seu lar.
Outras atividades como ler, tricotar, correr, ou simplesmente passar mais tempo com sua família e a pessoa que você ama também pode ajudar a aliviar o estresse.
Tomar um banho quente antes de dormir pode ajudar você a relaxar o estresse do dia a dia e lhe deixar mais calmo e relaxado.

4
Fale com seu médico sobre as medicações que está tomando. Certos medicamentos podem aumentar as chances de se ter pesadelos, então fale com seu médico caso você ache que esse pode ser o seu caso.
Anti-depressivos e certos medicamentos para a pressão arterial são muitas vezes os responsáveis pelos pesadelos, então fale com seu médico para trocar por um remédio diferente.
Às vezes, uma mudança na dosagem, ou terminar de tomar uma determinada medicação pode causar pesadelos, que no caso irão cessar assim que o corpo se ajustar.[3]

5
Melhore seu sono. Embora os pesadelos possam causar privações de sono, a privação também pode causar pesadelos. Então, tome medidas para melhorar a qualidade do seu sono a fim de ajudar a prevenir os pesadelos.
Faça do seu quarto um ambiente relaxante. Mantenha seu quarto limpo e arrumado, certifique-se de que esteja escuro o bastante e evite temperaturas altas ou baixas demais. Use uma máquina de ruído branco para bloquear quaisquer sons indesejados. Reserve seu quarto apenas para dormir - trabalhar nele pode fazer com que você o associe ao estresse.
Faça mais exercícios físicos. Cansar-se com o exercício físico é uma ótima forma de melhorar seu sono. Encontre uma atividade que você goste, quer seja correr, malhar, dançar, remar, ou fazer rapel e pratique ela de 3 a 5 vezes por semana. Tente fazê-la pela manhã, se puder. Só não se exercite antes de dormir - isso lhe deixará ligado demais para isso.
Corte a cafeína, o álcool e a nicotina. Estas substâncias interferem em seu sono, então é uma boa ideia cortá-las, ou pelo menos diminuir a ingestão delas. Além disso evite também beber, fumar, ou consumir cafeína de 3 a 4 horas antes de dormir.

6
Tente um tratamento psicoterapeutico. Esse tratamento é um tipo de terapia cognitiva muito eficaz na redução de pesadelos em pacientes com TEPT e insônia.[1]
Nesse tratamento, o paciente é incentivado a imaginar um final alternativo para o seu pesadelo - um com um resultado mais satisfatório - enquanto ainda está acordado.
Às vezes isso é feito oralmente, outras vezes o paciente precisa escrever, desenhar ou pintar o final alternativo do seu pesadelo.[3]





Parte 3 de 3: Incentivando Sonhos Bons

1
Encontre um lugar feliz. Visualize um lugar feliz e pacífico - como uma praia tropical, ou o topo de uma montanha. Você pode inventar um, ou usar como base algum lugar real. Independente do que, ou onde seja, certifique-se apenas de que seja calmo e relaxante. Além de visualizar este cenário, tente imaginar os sons, os cheiros e a atmosfera como um todo.

2
Tenha pensamentos felizes. Conforme você cai no sono, tente pensar em coisas felizes. Pode ser qualquer coisa que você gostar - tente se imaginar como um super-herói salvando o mundo, um ator famoso saindo de férias na viagem dos seus sonhos. Também pode ajudar se concentrar em seus objetivos e se visualizar atingindo o que deseja - conseguir o emprego dos sonhos, chegar no seu peso ideal, ou encontrar o seu verdadeiro amor.

3
Fale com alguém sobre os seus sonhos. Encontre alguém em quem você confia, e explique seus sonhos. Além disso, explique o motivo do sonho assustar você. Contar os seus sentimentos para alguém pode melhorar as coisas. Você também pode anotar seus sonhos em um diário de sonhos, mas esteja ciente de que às vezes é melhor falar com uma pessoa de verdade que você sabe que irá lhe ouvir.

4
Tente manipular seu pesadelo. Veja se você consegue manipular seu pesadelo fazendo com que certas coisas aconteçam e alterando o resultado para torná-lo menos assustador. Esta habilidade é adquirida mais facilmente por algumas pessoas do que por outras, então não se frustre se você não conseguir fazer isso de primeira.

5
Relaxe. Os pesadelos também são causados por estresse, tal como ficar pensando se você irá ou não conseguir o emprego. Deixe as preocupações de lado e comece a ter sonhos felizes de novo. Você pode relaxar, seja meditando, ou se divertindo na praia. Certifique-se apenas de que o lugar onde você está seja calmo e você possa relaxar e se divertir.




Dicas

Não veja imagens assustadoras antes sde dormir, ou assista, ou ouça nada assustador.
Assista algo engraçado ou divertido antes de dormir.
Ouvir música alegre ou relaxante antes de dormir pode ajudar a aliviar a sua mente dos pensamentos negativos. As chances são de se ter um sonho mais feliz agora que sua mente está fixada em pensamentos positivos.


Tente não pensar em coisas assustadoras que você acha que podem acontecer.
Não assista nada com cenas de violência, ou filmes de terror antes de dormir.
Certifique-se de que onde você irá dormir seja um ambiente ideal. Quente, ou frio demais pode causar um desconforto físico, que pode virar um desconforto mental, ou seja, um pesadelo.
Pense nas coisas boas que aconteceram em sua vida. Imagine grande coisas que você pode alcançar. Nada além de pensamentos felizes.


Peça a seus pais, ou a um irmão ou irmã mais velho, ou para alguém que você confie plenamente, para ficar com você. Talvez você possa pedir ajuda a eles quando acordar no meio da noite. Ser abraçado pelos seus pais quando você está com medo sempre ajuda!
Tenha alguém com quem você possa falar no meio da noite. Você pode ligar para alguém, ou pedir para alguém ir até sua casa.


Tenha um apanhador de sonhos, ou uma ametista para proteção, para ajudar você a esquecer fisiologicamente dos pensamentos ruins.
Tente encontrar o gatilho e eliminá-lo se possível, quando o pesadelo estiver acontecendo de novo.


Tente usar produtos naturais para ajudar a acalmar a mente.


Tente deixar seu corpo adormecer por conta própria e não feche seus olhos, ou se force a dormir. Leia até estar cansado e depois deite-se com seus olhos abertos, até que seu corpo meio que caia no sono (você não vai saber que está dormindo até acordar no dia seguinte).
Lembre-se que a maior parte dos seus sonhos não é real e não pode acontecer na vida real. Relaxe, tire um tempo para se recuperar, ponha um sorrisão no rosto e dê boas vindas a um maravilhoso (e normal) dia.


Tenha um Diário de Sonhos, mesmo depois que seus pesadelos cessarem.
Tente falar com pessoas diferentes e veja o que melhor funciona para você.
Assim que acordar, pegue seu celular e grave a você mesmo explicando seu sonho. Assim, quando você ouvir a gravação, você ouvirá seu próprio processo de pensamento e saberá o que aconteceu exatamente.



Avisos

Se o pesadelo não parar depois de um mês, você deve procurar ajuda médica. Você pode estar tendo pesadelos porque alguém próximo a você morreu, e neste caso, está sendo muito difícil superar esta morte. Se você está tendo problemas contínuos em relação a superar algo, e você tem constantemente pesadelos sobre este assunto, fale com um profissional. Ele pode lhe ajudar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.