quarta-feira, 5 de outubro de 2016

VEJA UM EXEMPLO DE REDAÇÃO ENEM 2015 SOBRE O TEMA "VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER"


Veja um exemplo de redação modelo do Enem 2015
Professora escreveu sobre tema "violência contra a mulher", proposto pelo exame deste ano

SAIBA TAMBÉM COMO ESTRUTURAR A REDAÇÃO
- Introdução, Desenvolvimento e Conclusão


                   




RIO - A professora de redação Carolina Pavanelli, da rede de ensino Eleva Educação, escreveu uma redação com o tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira".

MAIS MARIAS, MENOS AMÉLIAS

"Amélia não tinha a menor vaidade/ Amélia que era mulher de verdade". Com esses versos, na primeira metade do século XX, Mario Lago imortalizou uma visão há muito perpetuada: a da mulher obediente, subjugada, do lar. Décadas depois, Milton Nascimento criou uma protagonista diferente: "Maria" era forte e batalhadora. Essa mudança, condizente com o ideário da época, não trouxe, porém, grandes reflexos no que tange à mulher: ela continua sendo vista como inferior e vítima de violência. É preciso entender as manifestações desse mal, a fim de combatê-lo.

Primeiramente, é vital abordar a violência física contra a mulher: vivemos em uma sociedade historicamente patriarcal, que enraizou a imagem de inferioridade delas em relação aos homens. Isso faz com que mulheres ainda sejam espancadas por seus parceiros e não os denunciem, ou por medo de ameaças, ou por acreditarem que isso faz parte do amor, em uma sociedade que romantiza "50 tons de cinza". Além disso, é visível a perpetuação da cultura do estupro, que culpabiliza a vítima por usar determinados trajes ou ter certas atitudes, em uma inversão de valores típica do contexto brasileiro.

Em segundo lugar, não se pode esquecer da violência moral, ou seja, que denigre a imagem de uma pessoa. Com a perpetuação da internet, são inúmeros os casos de mulheres que têm fotos e vídeos íntimos compartilhados sem autorização, o que ratifica a objetificação do corpo feminino. Logo, engana-se quem pensa que a violência é somente física. A partir do momento em que se aceita que a presidenta seja rudemente xingada em uma manifestação, ou que mulheres ainda recebam salários menores que os homens, esse tipo imoral ganha contornos assustadores.

Portanto, fica claro que a violência contra a mulher no Brasil existe em muitos níveis. Como na natureza, em que nada se cria, tudo se transforma, é preciso um esforço mútuo para transformar essa realidade. Cabe ao governo fortalecer a Lei Maria da Penha, com mais fiscalização e rigor nas penas. ONGs, por sua vez, devem denunciar abusos contra a mulher a partir de campanhas de conscientização. Já a escola deve propagar a igualdade de gêneros, já proclamada em programas como "He or She", da ONU. Só assim, Amélias virarão coadjuvantes em um cenário onde Marias prevalecem e pode, de fato, viver livres de violência - e a estranha mania de ter fé na vida não parecerá tão estranha assim.





Introdução, Desenvolvimento e Conclusão


Uma redação é um texto formado de uma passagem escrita, de um todo independente, em torno de uma ideia, de um sentido. Essa organização obedece a certos princípios, de modo que se crie um todo significativo, cumprindo um objetivo e uma determinada situação. Em um texto coerente todas as partes se encaixam; na verdade se completam, não pode haver partes que destoem ou contradigam as demais partes do texto. As conexões entre as partes internas da redação também devem ser estudadas. É o que se chama de coesão textual, está diretamente ligada às conexões gramaticais. De acordo com a finalidade existem diferentes gêneros de texto.


É importante ao escrever provocar uma reação em quem lê. Escrever sem dúvida é uma arte. Esta arte pode ser gradativamente evoluída em cada ser humano com o bom hábito da leitura. Ler várias linhas de pensamento, jornais, revistas, grandes obras de literatura, tudo pode contribuir para a ampliação do ponto de vista e formação de ideias.

Existem basicamente três tipos de redação: narração, descriçãoe dissertação. Cada tipo de redação possui característica própria e construção diferenciada.

Narração é contar, relatar uma história sem se preocupar em ser real ou imaginário. Caracteriza-se por uma progressiva de ações; apresenta elementos como personagens, narrador, fato, tempo, espaço. O foco narrativo é parte importante já que centra no ponto de vista do narrador da história. O mesmo pode estar em 1ª pessoa (eu), 3ª pessoa (ele) e narrador-onisciente.

Descrição é descrever objeto, pessoa, coisa ou lugares a que o texto se refere. Caracteriza-se por ter verbos de estado, metáforas e comparações, muitos adjetivos, uso de advérbios de lugar/tempo/modo.

Dissertação é analisar, explicar, refletir, conceituar, avaliar, expor ideias. Quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, uma tese, uma argumentação bem estruturada para se chegar a uma conclusão. Não se passa a dissertação no mundo extenso, mas no foro íntimo do sujeito, a dissertação interpreta a realidade. Uma boa e estruturada redação dissertativa deve englobar umaintrodução (também chamado de início) chamativa; um desenvolvimento (chamado de meio) explicativo, argumentativo e informação consistente em idéias criativas; uma conclusão (chamado de fim) calcada nas ideias que transpassam todo o texto, como um fechamento claro e preciso, sem dúvidas e nem desmentindo o corpo do texto.
Introdução

É o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo.

Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.
Deve-se evitar em uma introdução
Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes);
Usar chavões;
Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
Desviar do assunto principal;
Escrever em períodos muito longos;
Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.
Desenvolvimento

É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico, argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.

Argumento por autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do tema em questão. Pode ser uma “faca de dois gumes”, de forma positiva fazendo uma intertextualidade ou negativa se for inadequado ao tema proposto. Argumento por ilustração é o uso de exemplos relativos à realidade. Argumento do pensamento lógico é uma idéia que parte do geral para o particular ou ao contrário do particular para o geral. Argumento de prova concreta é uma prova concreta seja de lei, dados estatísticos, fatos do conhecimento geral, como o reforço da idéia defendida. Argumento da competência linguística é o uso da incorreção gramatical que gera problemas na coerência do texto.

Em uma redação de trinta linhas, o autor deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas para o corpo ou desenvolvimento.
Deve-se evitar em um desenvolvimento
Repetições;
Escrever pormenorizando;
Exemplos extremamente excessivos;
Usar de exemplos fracos e fora do contexto.
Conclusão

É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.

Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão.
Deve-se evitar em uma conclusão
O principal defeito: não conseguir finalizar;
Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.





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