terça-feira, 16 de agosto de 2016
PRESSÃO BAIXA - CAUSAS E TRATAMENTOS
Dra. Ana Luiza Lima
Cardiologista
A pressão baixa, também chamada de hipotensão arterial, acontece quando a pressão atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6 (90 mmHg x 60 mmHg).
Geralmente, os indivíduos com pressão baixa não apresentam sintomas e, por isso, esta situação, normalmente, não é problemática. Quando os sintomas estão presentes, pode haver dor de cabeça, tontura, fraqueza, sensação de desmaio, por exemplo.
A pressão baixa é perigosa nos pacientes graves que apresentam-se em estado de choque que pode ser por perda excessiva de sangue, por falência do coração, por infecções graves ( sepse), dentre outras causas. Nesses casos, o paciente necessita de medicações venosas para aumento da pressão sanguínea, evitando a parada cardiorrespiratória.
Sintomas de pressão baixa
Os sintomas de pressão baixa incluem:
· Sensação de fraqueza;
· Vista escura quando o indivíduo levanta-se rapidamente;
· Tontura e dor de cabeça;
· Sono ou desmaio.
O indivíduo com estes sintomas deve medir a pressão para saber se ela realmente está baixa e consultar o clínico geral ou o cardiologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Assista no vídeo a seguir o passo a passo para medir a pressão corretamente:
O que fazer quando a pressão está baixa
As orientações médicas dadas aos pacientes que costumam apresentar quedas de pressão é que, no início de sintomas de tontura, suor frio ou mal estar, o indivíduo:
· Deite de barriga para cima, colocando as pernas em cima de uma cadeira, de forma que as mesmas permaneçam mais altas do que o restante do corpo.
Elevar as pernas, faz com que o sangue retorne mais facilmente ao coração e ao cérebro, normalizando a pressão do paciente.
Usar o sal na pressão baixa, colocando-o embaixo da língua, quando o indivíduo sente sintomas não é recomendado porque o sal não tem efeito imediato, ele demora cerca de 2 dias para aumentar a pressão.
Para esses pacientes que apresentam sintomas de pressão baixa, indicamos comer de 3 em 3 horas e beber bastante água.
Pressão baixa na gravidez
A pressão baixa na gravidez é frequente no início da gestação, mas geralmente, não traz complicações para o bebê, e está relacionada com a ação do hormônio relaxina sobre as veias. Além disso, o feto necessita de uma maior quantidade de sangue, e por isso, naturalmente, diminui a quantidade de sangue nas artérias da mãe, causando a pressão baixa.
Leia mais detalhes sobre a pressão baixa na gravidez em: Conheça os riscos e como tratar a pressão baixa na gravidez.
No entanto, no caso de pressão baixa que não melhora com as medidas acima, é recomendado que a mulher consulte o seu obstetra para investigação das causas dessa hipotensão e sua possível correção.
Possíveis causas de pressão baixa
A pressão baixa pode ser provocada por:
· Ficar muito tempo de pé (hipotensão postural);
· Calor excessivo;
· Hemorragia;
· Hipoglicemia;
· Insuficiência cardíaca;
· Alimentação pobre em sal;
· Desidratação.
A pressão baixa também pode ser causada por remédios laxantes, anti-hipertensivos e para emagrecer.
Pressão baixa ou hipotensão - Tratamento e como controlar
Os médicos geralmente podem tratar com sucesso a pressão baixa, ou hipotensão.
Muitas pessoas que têm pressão baixa podem levar vida normal.
Caso você tenha pressão baixa, pode tomar algumas medidas para
controlar ou limitar seus sintomas, como tontura e desmaio.
Se você tem hipotensão ortostática (pressão baixa que ocorre quando a pessoa levanta depois de estar sentada ou deitada), procure levantar devagar depois de estar sentado ou deitado.
Se você tem hipotensão pós-prandial (uma forma de hipotensão ortostática que ocorre depois da alimentação), procure comer pequenas refeições com poucos carboidratos.
Caso tenha hipotensão neuralmente mediada (a pressão cai depois de ficar em pé por muito tempo ou quando passa por situações aterrorizantes ou desagradáveis), procure evitar ficar de pé por longos períodos. Também, beba bastante líquidos e tente evitar situações aterrorizantes.
Tratamento e orientações para controlar a hipotensão ortostática
Há vários tratamentos para a hipotensão ortostática.
Se você tem esse tipo de pressão baixa, o médico pode aconselhar alterações no estilo de vida, como:
* Beber bastante fluidos como água.
* Evitar bebidas alcoólicas.
* Levantar devagar.
* Não cruzar as pernas quando sentado.
* Comer refeições pequenas com pouco carboidrato caso tenha hipotensão pós-prandial (uma forma de hipotensão ortostática).
Converse com seu médico sobre o uso de meias de compressão. Essas meias aplicam pressão às pernas e ajudam o sangue a mover pelo corpo. Caso remédios estejam causando a pressão baixa, o médico pode ajustar a dose ou trocá-lo. Há vários medicamentos usados para tratar hipotensão ortostática.
Tratamento e orientações para controlar a hipotensão neuralmente mediada
Caso tenha hipotensão neuralmente mediada, pode precisar fazer mudanças no estilo de vida, como:
* Evitar situações e engatilham os sintomas. Por exemplo, não ficar em pé por muito tempo ou evitar situações aterrorizantes.
* Beber bastante fluidos como água.
* Elevar a ingestão de sal de acordo com a orientação de um médico.
* Aprender a reconhecer sintomas que ocorrem antes de desmaiar e tomar ação para elevar a pressão. Por exemplo, sentar e colocar a cabeça entre os joelhos pode elevar a pressão.
Caso remédios estejam causando a pressão baixa, o médico pode ajustar a dose ou trocá-los. O médico também pode receitar remédios para tratamento da hipotensão neuralmente mediada.
Marcadores:
Saúde
Me chamo Informante Dimensional e habito em toda a Dimensão X.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.