Os fósseis são de um pliossauro, que caçava outros répteis menores nos oceanos há 150 milhões de anos1 min de leitura
Representação artística do pliossauro, enorme réptil marinho que viveu no Jurássico, atacando tartarugas e outros répteis (Foto: Divulgação/ Ministry Of Science and Higher Education of Poland )
Em uma plantação de milho na região das montanhas de Świętokrzyskie, na Polônia, pesquisadores da Academia Polonesa de Ciências (PAS) encontraram ossos de um dos maiores predadores do Jurássico, um réptil marinho do grupo dos pliossauros, que viveu no oceano há 150 milhões de anos.SAIBA MAIS
“Eles [os pliossauros] mediam mais de 10 metros de comprimento e podiam pesar dezenas de toneladas”, contou em comunicado o paleontólogo Daniel Tyborowski, do Museu da Terra da PAS. “Eles tinham crânios largos e mandíbulas com dentes afiados e largos.”
Os pliossauros tinham também corpos alongados, parecidos com os de crocodilos, e enormes nadadeiras para mergulhar. O nome desse animal pré-histórico vem das palavras em grego plio e sauros, que juntas significam “mais um lagarto”.
Daniel Tyborowski, da Academia Polonesa de Ciências (Foto: Divulgação/ Ministry Of Science and Higher Education of Poland )
Além de fósseis do enorme réptil marinho, foram também descobertas na Polônia ossadas de outros animais do mesmo período, como tartarugas, ancestrais de crocodilos e plesiossauros (primos de pescoço comprido dos pliossauros).
Na época em que todos esses animais viveram, as montanhas de Świętokrzyskie eram parte de ilhas em um arquipélago tropical. Havia muitos lagos e zonas de águas mais rasas, propícias para os répteis marinhos.
Segundo Tyborowski, havia naquele período tartarugas marinhas, que comiam lesmas enormes, e que serviam como presas para crocodilos gigantes. “Nós sabemos isso pois descobrimos marcas de dentes deixadas por répteis nas cascas de tartaruga. Por outro lado, pliossauros poderosos reinavam entre todos os animais cujos fósseis foram encontrados nesse local”, disse o pesquisador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.