quinta-feira, 20 de abril de 2017

16 ANTIGOS OBJETOS CRIADOS PELO SER HUMANO


16 dos mais velhos exemplos sobreviventes de objetos cotidianos


Hoje, não vivemos mais sem tecnologia, mas muitas das coisas que ainda usamos todos os dias existem há séculos.

Seres humanos antigos podem não ter sido capazes de falar no celular ou usar um laptop, mas eles já gostavam de objetos do nosso cotidiano, como sanitários com descarga e bolsas de mão.

Essa lista mostra alguns dos mais antigos exemplos de objetos do dia-a-dia. Tenha em mente que estes são apenas os exemplos sobreviventes mais antigos desses objetos – muitos deles possam ter existido ou são conhecidos por ter existido ainda mais cedo do que temos registro.

Confira:
Meias mais antigas (1.500 anos)

Estas meias de lã egípcias, projetadas para serem usadas com sandálias, eram de malha e foram feitas entre 300 e 499 dC. Pesquisadores as encontraram no século 19.

                             

Receita escrita mais antiga (5.000 anos de idade)

Uma receita suméria de cerveja data de 3000 aC. A cerveja é muito forte e contém pedaços de pão flutuando nela.

                       
Óculos de sol mais antigos (800 anos)

Os óculos de sol mais antigos do mundo foram descobertos na ilha de Ba ffin, no Canadá. Eram óculos de neve, projetados para reduzir o brilho do sol refletindo na neve.

                        



Venus de Hohle
     
   


Venus de Hohle é a mais antiga estátua representando uma figura humana. Esta estatueta de marfim de mamute foi encontrada na Alemanha.



O mais velho sapato (5.500 anos de idade)

                     

Com 5.500 anos, esse mocassim de couro foi encontrado em uma caverna na Armênia, preservado por grama e esterco de ovelha seco. O sapato esquerdo não foi encontrado.

     
O mais velho instrumento (40.000 anos de idade)

     


Essa flauta de osso de abutre foi encontrada no sul da Alemanha. Alguns cientistas acreditam que a música pode ter dado aos nossos ancestrais uma vantagem estratégica sobre os Neandertais.


Calças mais antigas (3.300 anos)

O par mais velho de calças no mundo tem 3.300 anos de idade, e foi encontrado no oeste da China.
Mais antigos banheiros com “descarga” (2.000 anos)

               


Éfeso, uma cidade antiga na Turquia, tinha sanitários com “descarga”. Água corrente abaixo dos assentos levava os resíduos para um rio próximo.

                 



O mais velho sutiã (500 anos)
Este sutiã foi usado entre 1390 e 1485 na Áustria. Existem descrições históricas mais antigas de “sacos para mama”, mas objetos mais velhos nunca foram vistos.

                        


Prótese mais velha (3.000 anos)

Com 3.000 anos, essa prótese foi usada para ajudar alguém no Egito a andar novamente. Testes realizados com uma réplica provaram que ela funcionava, e não tinha apenas valor cosmético.


Bolsa mais velha (4.500 anos de idade)

Estes dentes de cão são tudo o que resta de uma bolsa desintegrada de cerca de 4.500 anos atrás, encontrada na Alemanha. Eles eram provavelmente parte da aba exterior.
Camisinha mais velha (370 anos)



Este preservativo de pele de carneiro foi utilizado em 1640 na Suécia. O preservativo reutilizável vinha com instruções (em latim) para limpá-lo com leite quente para evitar que os usuários pegassem doenças sexualmente transmissíveis.



A mais velha goma de mascar (5.000 anos de idade)


Esta goma de mascar da Finlândia foi mastigada pelo menos 5.000 anos atrás. A goma é composta de casca de bétula, e provavelmente foi usada para curar infecções da boca ou para ser usada como cola.

A melodia escrita mais antiga (3.400 anos de idade)

                

A mais antiga melodia escrita sobrevivente foi encontrada em Ugarit, que agora faz parte do norte da Síria. A música foi escrita para a lira.


Mais antiga moeda (2.700 anos de idade)


A mais antiga moeda conhecida foi encontrada na antiga cidade helênica de Éfeso, na Turquia. Seu único lado decorado possui uma cabeça de leão.

O mais velho globo (510 anos)



Este velho globo foi cuidadosamente desenhado na superfície de um ovo de avestruz na Itália. Antes de verificarem sua idade e origem, ele tinha sido vendido para seu atual proprietário em uma feira em Londres, em 2012. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.