Os kanji rei e ki significam "universo" e "energia" respectivamente; desse modo, reiki pode ser traduzido como "energia universal".
Reiki (霊気? /ˈreɪkiː/) é uma prática enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki" (a versão japonesa do conceito chinês "Qi" (ou "Chi"), manipulável através da imposição de mãos.
Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal (i.e., reiki) em forma de Ki (japonês: ki) a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.
Existem dois ramos principais do Reiki, normalmente referidos como "Reiki tradicional japonês" e "Reiki Ocidental". Embora as diferenças entre os dois ramos e tradições possam ser amplas e variadas, a principal delas é que nas formas ocidentalizadas usam-se posições pré-definidas para a imposição das mãos, ao invés de depender de um senso intuitivo para a transmissão da energia Reiki, como é habitualmente feito em agências de Reiki japonesas. De uma forma geral ambos os ramos têm uma hierarquia de três níveis (ou graus), referidos como Primeiro, Segundo e Nível Mestre/Professor, os quais estão associados com diferentes habilidades e técnicas.
O conceito do Ki no qual se baseia o Reiki é especulativo, não existem quaisquer evidências científicas da sua existência. É uma prática de medicina alternativa que não é reconhecida pela comunidade científica. Existem poucos estudos de qualidade sobre o tema e os que existem não demonstram a eficácia do Reiki para quaisquer condições de saúde. Alguns profissionais de cuidados médicos alertam para o risco dos pacientes poderem evitar ou atrasar tratamentos para doenças graves, clinicamente comprovados. Uma avaliação sistemática de 2008, baseada em ensaios clínicos com aleatoriedade, concluiu que a eficácia não foi demonstrada para qualquer condição de saúde. Um ensaio clínico de 2011, envolvendo 189 pessoas, não registou diferenças entre o grupo Reiki e o grupo de terapia placebo. A Sociedade de Cancro Americana e o Centro para a Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos também concluíram que não existe nenhuma evidência científica de que o Reiki seja efetivo como tratamento para quaisquer doenças.
Apesar dessa falta de comprovação científica de eficácia, o Reiki é disponibilizado em muitos hospitais e clínicas médicas.
Índice
1 História
1.1 Derivação do nome
1.2 Origens
1.3 Desenvolvimento precoce
2 Os cinco princípios do Reiki
3 Ensinamentos
4 Formação
5 Método
6 Eficácia, ciência e a OMS
7 Eficácia, investigação e controvérsias
7.1 Investigação científica
7.2 Segurança e eficácia
7.3 Preocupações da Igreja Católica
8 Referências
9 Bibliografia
10 Ver também
11 Ligações externas
História
Derivação do nome
Mikao Usui 臼井甕男 (1865–1926)
Chujiro Hayashi 林 忠次郎 (1880 - 1940)
A palavra reiki é um estrangeirismo do japonês reiki (霊気, que significa "atmosfera misteriosa"), que deriva do chinês língqì (靈氣, "influencia sobrenatural"), a primeira utilização de que há registo na língua inglesa data de 1975. Em vez da normal transliteração, alguns autores de língua inglesa pseudo-traduziram reiki como "energia vital universal".
Reiki escreve-se normalmente como 霊気 em shinjitai kanji ou como レイキ no silabário katakana. É composto pelas palavras rei (霊: "espírito, milagroso, divino") e ki (気; qi: "gás, energia vital, sopro de vida, consciência"). O ki (mais conhecido por qi ou ch'i chinês) no reiki é entendido pelo significado "energia espiritual; energia vital; força vital". Algumas traduções equivalentes dos dicionários de Japonês-Inglês são: "sensação de mistério" e "uma atmosfera etére (que prevalece nos recintos sagrados de um santuário); (sentido, sentimento) uma presença espiritual (divina)." Para além da pronunciação sino-japonesa habitual do reiki, os caracteres kanji 霊気 têm uma leitura japonesa alternativa, nomeadamente ryōge, significando "demónio; fantasma" (especificamente possessão espiritual).
Origens
O sistema do Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui(臼井甕男) em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kurama Não se sabe quais eram as actividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditação, jejum, cânticos e orações. Alega-se que através de uma revelação mística, Usui ganhou conhecimento e poder espiritual que podia aplicar a outros e que ele apelidou de Reiki e que dizia entrar pelo seu corpo através do seu Chacra Coroa.[28]Em abril de 1922, Usui mudou-se para Tokio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai ("臼井靈氣療法學會" em old style characters, que significa "Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui") para assim continuar alegadamente a tratar pessoas com o Reiki.
De acordo com as inscrições no seu túmulo, Usui ensinou o seu sistema de Reiki a mais de 2000 pessoas durante a sua vida e dezesseis dos seus alunos continuaram o seu treino para chegar ao terceiro nível.
Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama (福山市, Fukuyama-shi), Usui sofreu um enfarte e morreu a 9 de março de 1926.
Desenvolvimento precoce
Após a morte de Usui, J. Ushida, um aluno de Usui, assumiu o cargo de presidente da a Usui Reiki Ryoho Gakkai. Ele também foi responsável pela criação e montagem de um memorial de pedra junto ao túmulo de Usui. Ushida foi sucedido por Iichi Taketomi, Yoshiharu Watanabe, Kimiko Koyama e o sucessor atual para Usui, Kondo, que se tornou presidente em da Sociedade em 1998. Os dezesseis mestres iniciados por Usui incluem Toshihiro Eguchi, Jusaburo Guida, Ilichi Taketomi, Toyoichi Wanami, Yoshihiru Watanabe, Keizo Ogawa, J. Ushida, e Chujiro Hayashi.
Antes da morte de Usui, o médico naval japonês Chujiro Hayashi (林忠次郎) explicou a Usui sobre o desenvolvimento de uma forma diferente e muito mais simples de Reiki, e Usui a aprovou. Após a morte de Usui, Hayashi deixou a Usui Reiki Ryoho Gakkai e formou a sua própria clínica, onde aplicou aulas e tratamentos Reiki. Hayashi treinou a japonesa-norte-americana Hawayo Takata na aplicação de Reiki e em 1938 ela se tornou Mestra da terapia. Takata fundou várias clínicas de Reiki em todo o Havaí e pode ser considerada a principal difusora do Reiki no Ocidente.
Os cinco princípios do Reiki
Usui era um admirador dos trabalhos literários do Imperador Meiji (明治天皇 Meiji tennō). Enquanto desenvolvia o sistema do Reiki, Usui condensou alguns dos trabalhos do imperador num conjunto de princípios éticos (chamados de "Conceitos" 概念 Gainen), que mais tarde se tornaram os Cinco Preceitos do Reiki (五戒 Gokai, significa "Os Cinco Mandamentos", dos ensinamentos do Budismo contra o assassinato, roubo, má conduta sexual, mentira e intemperança). Para muitos praticantes e professores do Reiki é habitual obedecerem estes cinco preceitos ou princípios.
Kanji
招福の秘法,
萬病の霊薬.
今日丈けは:怒るな,心配すな,感謝して,業をはけめ,人に親切に.
朝夕合掌して心に念じ,
口に唱へよ.
心身改善.
臼井霊氣療法.
肇祖,
臼井甕男.
Rōmaji
Shōfuku no hihō,
Manbyō no reiyaku.
Kyō dake wa:Okoru na,Shinpai su na,Kansha shite,Gyō wo hakeme,Hito ni shinsetsu ni.
Asayū gasshō shite kokoro ni nenji,
Kuchi ni tonae yo.
Shinshin kaizen.
Usui Reiki Ryōhō.
Chōso,
Usui Mikao.
O texto que contém os cinco conceitos de Mikao Usui (A escrita japonesa é lida de cima para baixo, da direita para a esquerda).
Português
A arte secreta de convidar a felicidade,
A remédio milagroso para todas as doenças.
Só por hoje:Não se zangue,Não se preocupe,Seja grato,Trabalhe com diligência,Seja gentil para as pessoas.
Todas as manhãs e à noite, junte as mãos em meditação e ore com o seu coração.
Afirme na sua mente e cante com a boca.
Para a melhoria da mente e do corpo.
Usui Reiki Ryōhō.
O fundador,
Mikao Usui.
Ensinamentos
Meridianos.
Os ensinamentos do Reiki alegam que este é inesgotável e pode ser usado para produzir um efeito de cura. Os praticantes alegam que qualquer pessoa pode aceder a esta "energia" por intermédio de um processo de "sintonização" realizado por um mestre de Reiki. O Reiki é descrito pelos seus seguidores como uma terapia holística que traz não só cura espiritual, mas também física, mental e emocional. A crença é que a "energia" flui através das mãos do emissor para qualquer sítio que estas sejam colocadas. Para além desta noção acredita-se que esta "energia" é "inteligente", o que significa que o Reiki sabe para onde deve dirigir-se para a efectuar a cura, mesmo que as mãos não estejam colocadas no local exacto.
Formação
O ensino do Reiki fora do Japão está dividido normalmente em três níveis ou graus. O Reiki tradicional japonês foi ensinado intensamente sob a orientação de Usui, com reuniões semanais de meditação onde o Reiki era aplicado e usado para monitorizar o corpo para obter diagnósticos energéticos, esta prática é conhecida no Japão como Byosen-hō. O Reiki japonês é um tratamento intuitivo e focado, em comparação, por seu lado, o tratamento do Reiki Ocidental pretende tratar geralmente todo o corpo em vez de áreas específicas.
Método
Aplicação de Reiki.
A alegada cura através do método Usui Reiki Ryōhō, em vez medicamentos, usa o olhar, o sopro, o toque e batidas ligeiras.Segundo Frank Arjava Petter, Usui tocava nas partes doentes do corpo, massajava-as e dava-lhes batidas ligeiras, acariciava-as, soprava-lhes, fixava-lhes o olhar durante dois ou três minutos e fornecia-lhes "energia" e usava uma técnica de cura através da imposição das mãos. É através desta técnica que os utilizadores do Reiki acreditam que estão a transferir a energia universal (rei) ki, através das palmas da mão, e desta pensam estar a colocar em funcionamento um hipotético sistema auto-curativo.
eficacia e existencia do poder chi
vídeo monstra monges fazendo o chi pegar fogo em papel e outros fenomenos desconhecidos pela ciência
https://www.youtube.com/watch?v=5xGTOP5b68k
https://www.youtube.com/watch?v=U-I5vQlBlj0
(obs- cole o link no navegador goggle)
Preocupações da Igreja Católica
Em março de 2009, o Comité para a Doutrina da Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos emitiu um decreto (Orientações para a Avaliação do Reiki enquanto Terapia Alternativa), proibindo a prática do reiki por católicos. O Reiki era usado até então em alguns centros de retiro e hospitais católicos. A conclusão do decreto afirma que "uma vez que a terapia do reiki não é compatível quer com os ensinamentos católicos, quer com evidências científicas, seria inapropriado para as instituições católicas, como as unidades de saúde católicas, ou representantes da Igreja, como os capelões católicos, promover ou apoiar a terapia do reiki. No Brasil a prática também é condenada pela Igreja Católica.
converter o povo e suas culturas e religiões a força ao cristianismo como fez no passado pode né?
O que é o método Reiki?
O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. É um sistema revolucionário para adaptar o ser humano às exigências da Era de Aquarius.
Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um mestre habilitado. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda de Deus, do Criador. Vem do macrocosmo para o microcosmo. Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito inato. Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o iniciado crescer e transformar-se. É uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.
Quais as vantagens e benefícios do método Reiki?
1- Simplicidade e praticidade 8- Autotratamento
2- Rompe tempo e espaço 9- Sem diagnóstico
3- Holístico 10- Beneficia todo ser vivo
4- Sem polaridade e seguro 11- Não fica obsoleto
5- Expansão da consciência 12- Não é necessário despir
6- Sem conotação religiosa ou credos 13- Complementar
7- Não desgasta o terapeuta 14- Reconhecido pelo Ministério do Trabalho
Reiki (霊気? /ˈreɪkiː/) é uma prática enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki" (a versão japonesa do conceito chinês "Qi" (ou "Chi"), manipulável através da imposição de mãos.
Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal (i.e., reiki) em forma de Ki (japonês: ki) a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.
Existem dois ramos principais do Reiki, normalmente referidos como "Reiki tradicional japonês" e "Reiki Ocidental". Embora as diferenças entre os dois ramos e tradições possam ser amplas e variadas, a principal delas é que nas formas ocidentalizadas usam-se posições pré-definidas para a imposição das mãos, ao invés de depender de um senso intuitivo para a transmissão da energia Reiki, como é habitualmente feito em agências de Reiki japonesas. De uma forma geral ambos os ramos têm uma hierarquia de três níveis (ou graus), referidos como Primeiro, Segundo e Nível Mestre/Professor, os quais estão associados com diferentes habilidades e técnicas.
O conceito do Ki no qual se baseia o Reiki é especulativo, não existem quaisquer evidências científicas da sua existência. É uma prática de medicina alternativa que não é reconhecida pela comunidade científica. Existem poucos estudos de qualidade sobre o tema e os que existem não demonstram a eficácia do Reiki para quaisquer condições de saúde. Alguns profissionais de cuidados médicos alertam para o risco dos pacientes poderem evitar ou atrasar tratamentos para doenças graves, clinicamente comprovados. Uma avaliação sistemática de 2008, baseada em ensaios clínicos com aleatoriedade, concluiu que a eficácia não foi demonstrada para qualquer condição de saúde. Um ensaio clínico de 2011, envolvendo 189 pessoas, não registou diferenças entre o grupo Reiki e o grupo de terapia placebo. A Sociedade de Cancro Americana e o Centro para a Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos também concluíram que não existe nenhuma evidência científica de que o Reiki seja efetivo como tratamento para quaisquer doenças.
Apesar dessa falta de comprovação científica de eficácia, o Reiki é disponibilizado em muitos hospitais e clínicas médicas.
Índice
1 História
1.1 Derivação do nome
1.2 Origens
1.3 Desenvolvimento precoce
2 Os cinco princípios do Reiki
3 Ensinamentos
4 Formação
5 Método
6 Eficácia, ciência e a OMS
7 Eficácia, investigação e controvérsias
7.1 Investigação científica
7.2 Segurança e eficácia
7.3 Preocupações da Igreja Católica
8 Referências
9 Bibliografia
10 Ver também
11 Ligações externas
História
Derivação do nome
Mikao Usui 臼井甕男 (1865–1926)
Chujiro Hayashi 林 忠次郎 (1880 - 1940)
A palavra reiki é um estrangeirismo do japonês reiki (霊気, que significa "atmosfera misteriosa"), que deriva do chinês língqì (靈氣, "influencia sobrenatural"), a primeira utilização de que há registo na língua inglesa data de 1975. Em vez da normal transliteração, alguns autores de língua inglesa pseudo-traduziram reiki como "energia vital universal".
Reiki escreve-se normalmente como 霊気 em shinjitai kanji ou como レイキ no silabário katakana. É composto pelas palavras rei (霊: "espírito, milagroso, divino") e ki (気; qi: "gás, energia vital, sopro de vida, consciência"). O ki (mais conhecido por qi ou ch'i chinês) no reiki é entendido pelo significado "energia espiritual; energia vital; força vital". Algumas traduções equivalentes dos dicionários de Japonês-Inglês são: "sensação de mistério" e "uma atmosfera etére (que prevalece nos recintos sagrados de um santuário); (sentido, sentimento) uma presença espiritual (divina)." Para além da pronunciação sino-japonesa habitual do reiki, os caracteres kanji 霊気 têm uma leitura japonesa alternativa, nomeadamente ryōge, significando "demónio; fantasma" (especificamente possessão espiritual).
Origens
O sistema do Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui(臼井甕男) em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kurama Não se sabe quais eram as actividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditação, jejum, cânticos e orações. Alega-se que através de uma revelação mística, Usui ganhou conhecimento e poder espiritual que podia aplicar a outros e que ele apelidou de Reiki e que dizia entrar pelo seu corpo através do seu Chacra Coroa.[28]Em abril de 1922, Usui mudou-se para Tokio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai ("臼井靈氣療法學會" em old style characters, que significa "Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui") para assim continuar alegadamente a tratar pessoas com o Reiki.
De acordo com as inscrições no seu túmulo, Usui ensinou o seu sistema de Reiki a mais de 2000 pessoas durante a sua vida e dezesseis dos seus alunos continuaram o seu treino para chegar ao terceiro nível.
Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama (福山市, Fukuyama-shi), Usui sofreu um enfarte e morreu a 9 de março de 1926.
Desenvolvimento precoce
Após a morte de Usui, J. Ushida, um aluno de Usui, assumiu o cargo de presidente da a Usui Reiki Ryoho Gakkai. Ele também foi responsável pela criação e montagem de um memorial de pedra junto ao túmulo de Usui. Ushida foi sucedido por Iichi Taketomi, Yoshiharu Watanabe, Kimiko Koyama e o sucessor atual para Usui, Kondo, que se tornou presidente em da Sociedade em 1998. Os dezesseis mestres iniciados por Usui incluem Toshihiro Eguchi, Jusaburo Guida, Ilichi Taketomi, Toyoichi Wanami, Yoshihiru Watanabe, Keizo Ogawa, J. Ushida, e Chujiro Hayashi.
Antes da morte de Usui, o médico naval japonês Chujiro Hayashi (林忠次郎) explicou a Usui sobre o desenvolvimento de uma forma diferente e muito mais simples de Reiki, e Usui a aprovou. Após a morte de Usui, Hayashi deixou a Usui Reiki Ryoho Gakkai e formou a sua própria clínica, onde aplicou aulas e tratamentos Reiki. Hayashi treinou a japonesa-norte-americana Hawayo Takata na aplicação de Reiki e em 1938 ela se tornou Mestra da terapia. Takata fundou várias clínicas de Reiki em todo o Havaí e pode ser considerada a principal difusora do Reiki no Ocidente.
Os cinco princípios do Reiki
Usui era um admirador dos trabalhos literários do Imperador Meiji (明治天皇 Meiji tennō). Enquanto desenvolvia o sistema do Reiki, Usui condensou alguns dos trabalhos do imperador num conjunto de princípios éticos (chamados de "Conceitos" 概念 Gainen), que mais tarde se tornaram os Cinco Preceitos do Reiki (五戒 Gokai, significa "Os Cinco Mandamentos", dos ensinamentos do Budismo contra o assassinato, roubo, má conduta sexual, mentira e intemperança). Para muitos praticantes e professores do Reiki é habitual obedecerem estes cinco preceitos ou princípios.
Kanji
招福の秘法,
萬病の霊薬.
今日丈けは:怒るな,心配すな,感謝して,業をはけめ,人に親切に.
朝夕合掌して心に念じ,
口に唱へよ.
心身改善.
臼井霊氣療法.
肇祖,
臼井甕男.
Rōmaji
Shōfuku no hihō,
Manbyō no reiyaku.
Kyō dake wa:Okoru na,Shinpai su na,Kansha shite,Gyō wo hakeme,Hito ni shinsetsu ni.
Asayū gasshō shite kokoro ni nenji,
Kuchi ni tonae yo.
Shinshin kaizen.
Usui Reiki Ryōhō.
Chōso,
Usui Mikao.
O texto que contém os cinco conceitos de Mikao Usui (A escrita japonesa é lida de cima para baixo, da direita para a esquerda).
Português
A arte secreta de convidar a felicidade,
A remédio milagroso para todas as doenças.
Só por hoje:Não se zangue,Não se preocupe,Seja grato,Trabalhe com diligência,Seja gentil para as pessoas.
Todas as manhãs e à noite, junte as mãos em meditação e ore com o seu coração.
Afirme na sua mente e cante com a boca.
Para a melhoria da mente e do corpo.
Usui Reiki Ryōhō.
O fundador,
Mikao Usui.
Ensinamentos
Meridianos.
Os ensinamentos do Reiki alegam que este é inesgotável e pode ser usado para produzir um efeito de cura. Os praticantes alegam que qualquer pessoa pode aceder a esta "energia" por intermédio de um processo de "sintonização" realizado por um mestre de Reiki. O Reiki é descrito pelos seus seguidores como uma terapia holística que traz não só cura espiritual, mas também física, mental e emocional. A crença é que a "energia" flui através das mãos do emissor para qualquer sítio que estas sejam colocadas. Para além desta noção acredita-se que esta "energia" é "inteligente", o que significa que o Reiki sabe para onde deve dirigir-se para a efectuar a cura, mesmo que as mãos não estejam colocadas no local exacto.
Formação
O ensino do Reiki fora do Japão está dividido normalmente em três níveis ou graus. O Reiki tradicional japonês foi ensinado intensamente sob a orientação de Usui, com reuniões semanais de meditação onde o Reiki era aplicado e usado para monitorizar o corpo para obter diagnósticos energéticos, esta prática é conhecida no Japão como Byosen-hō. O Reiki japonês é um tratamento intuitivo e focado, em comparação, por seu lado, o tratamento do Reiki Ocidental pretende tratar geralmente todo o corpo em vez de áreas específicas.
Método
Aplicação de Reiki.
A alegada cura através do método Usui Reiki Ryōhō, em vez medicamentos, usa o olhar, o sopro, o toque e batidas ligeiras.Segundo Frank Arjava Petter, Usui tocava nas partes doentes do corpo, massajava-as e dava-lhes batidas ligeiras, acariciava-as, soprava-lhes, fixava-lhes o olhar durante dois ou três minutos e fornecia-lhes "energia" e usava uma técnica de cura através da imposição das mãos. É através desta técnica que os utilizadores do Reiki acreditam que estão a transferir a energia universal (rei) ki, através das palmas da mão, e desta pensam estar a colocar em funcionamento um hipotético sistema auto-curativo.
eficacia e existencia do poder chi
vídeo monstra monges fazendo o chi pegar fogo em papel e outros fenomenos desconhecidos pela ciência
https://www.youtube.com/watch?v=5xGTOP5b68k
https://www.youtube.com/watch?v=U-I5vQlBlj0
(obs- cole o link no navegador goggle)
Preocupações da Igreja Católica
Em março de 2009, o Comité para a Doutrina da Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos emitiu um decreto (Orientações para a Avaliação do Reiki enquanto Terapia Alternativa), proibindo a prática do reiki por católicos. O Reiki era usado até então em alguns centros de retiro e hospitais católicos. A conclusão do decreto afirma que "uma vez que a terapia do reiki não é compatível quer com os ensinamentos católicos, quer com evidências científicas, seria inapropriado para as instituições católicas, como as unidades de saúde católicas, ou representantes da Igreja, como os capelões católicos, promover ou apoiar a terapia do reiki. No Brasil a prática também é condenada pela Igreja Católica.
converter o povo e suas culturas e religiões a força ao cristianismo como fez no passado pode né?
O que é o método Reiki?
O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. É um método de redução de estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando energia. Funciona como instrumento de transformação de energias nocivas em benéficas. É um sistema revolucionário para adaptar o ser humano às exigências da Era de Aquarius.
Reiki é uma palavra japonesa que identifica o Sistema Usui de Terapia Natural (Usui Reiki Ryoho), nome dado em homenagem ao seu descobridor, Mikao Usui. Rei significa universal e refere-se ao aspecto espiritual, à Essência Energética Cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo quanto existe. Ki é a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e os mantém. Quando a energia ki sai de um corpo, ele deixa de ter vida. A energia Reiki é um processo de encontro dessas duas energias, a Energia Universal e a nossa energia física. Ocorre depois da sintonização ou iniciação, feita por um mestre habilitado. A energia Reiki é uma das maiores forças deste planeta para a evolução das pessoas, um caminho de harmonização interior com o Universo. É uma energia confortadora vinda de Deus, do Criador. Vem do macrocosmo para o microcosmo. Todos nós temos acesso à energia Reiki. Utilizá-la é nosso direito inato. Reiki é um presente poderoso, uma oportunidade para o iniciado crescer e transformar-se. É uma energia de paz e libertação com a qual o Criador abençoa o planeta. Ajuda a deter a violência e tendências autodestrutivas. É um poderoso antídoto contra o cigarro, o alcoolismo e as drogas que degeneram a humanidade.
Quais as vantagens e benefícios do método Reiki?
1- Simplicidade e praticidade 8- Autotratamento
2- Rompe tempo e espaço 9- Sem diagnóstico
3- Holístico 10- Beneficia todo ser vivo
4- Sem polaridade e seguro 11- Não fica obsoleto
5- Expansão da consciência 12- Não é necessário despir
6- Sem conotação religiosa ou credos 13- Complementar
7- Não desgasta o terapeuta 14- Reconhecido pelo Ministério do Trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.